(Portuguese only)
O VisionLab/ICAD/IGames é um laboratório do Dept. de Informática da PUC-Rio que também atende aos cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecendo suporte a disciplinas e abrindo oportunidades de estágio para os alunos. O Dept. de Informática da PUC-Rio (DI/PUC-Rio) tem a linha de pesquisa e de formação profissional em “Entretenimento Digital”. No DI/PUC-Rio, o aluno escolhe algumas disciplinas especiais que o habilitam a trabalhar e pesquisar na área de entretenimento digital, em especial Jogos Digitais. Outros laboratórios (TeCGraf, Lab-Lua, …) também suportam estes cursos. O Dept. de Artes & Design da PUC-Rio (DAD) tem um curso específico para design de jogos e os alunos do Dept. de Informática são orientados a frequentar algumas das disciplinas do DAD. Outras disciplinas em outros departamentos da PUC-Rio (tais como Dept. de Eng. Mecânica e Dept. de Ciência dos Materiais) também são recomendados. Abaixo estão algumas das disciplinas recomendadas para a formação em Desenvolvedor de Games.
GAME AI – Inteligência Artificial e Jogos 3D
Prof. Bruno Feijó
Descricao:
“Game AI” representa uma tendencia cada vez mais presente nas empresas de Jogos 3D. Black&White e a serie The SIMS sao exemplos recentes de sucesso nesta area. Este curso faz parte do Curriculo de Jogos e Entretenimento Digital da PUC-Rio, recentemente criado pelo Dept. Informatica. A disciplina trata de tecnicas de Inteligencia Artificial especialmente voltadas para Jogos 3D.
Pre-requisito:
Nocao de uma linguagem de programacao (C/C++, C#, Java, Lua).
Ementa:
Introducao; Ciencia Cognitiva; Logica; Game Tree; Game*; Waypoints; Terrain Reasoning; Incerteza; Fuzzy Logic; FMS (Finite State Machines); Machine Learning; Decision Trees; Redes Neurais; Behavioral Animation (boids); Conceito de A-Life; Networked Virtual Environments; Estrategias em Game AI.
ACJogos – Animação, Jogos 3D e Efeitos Especiais
Prof. Bruno Feijó
Este curso é uma introdução à animação modelada por computador na forma de Playback Animation, jogos 3D (que são uma forma de animação em tempo real) e efeitos especiais (FX). O curso é oferecido nos segundos semestres. A avaliação baseia-se em 3 trabalhos. O primeiro trabalho é uma sequência de animação de reprodução (Playback Animation), o 2o. trabalho é o desenvolvimento do demo de uma fase de jogo e o 3o. trabalho é uma cena com FX (que pode estar embutida ou não no jogo ou na animação).
Ementa:
PARTE I: Introdução. História e Tecnologia dos Jogos. Visualização. TV/Cinema Digital. Modelagem 3D. Cor. Princípios da Animação. Curvas, Interpolação e Keyframe Animation. Animação Básica. Cinemática Direta. Cinemática Inversa. Dinâmica.
PARTE II: Game Engines. Ferramentas e Script para Games. Game Básico, GamePlay. Interface em Games. Técnicas de Interiores em Games. Texturização. Iluminação. LOD.
PARTE III: Formatos de imagem. Operadores de imagem e de tempo. Canais. Operadores de Cor. Filtros. Keyers, Operações de Merge.
Desenvolvimento de Jogos em Celulares – (temporariamente suspenso)
Prof. Bruno Feijó
Este curso visa ensinar as técnicas de desenvolvimento de jogos em celulares, usando Symbian, OpenGL ES e Python.
Em associação a esta disciplina, recomendamos o aluno fazer o curso de extensão do CCE “Desenvolvendo Aplicativos para Celulares com JAVA MICRO EDITION – JAVA ME”, coordenado pelo Prof. Bruno Feijó e ministrado pelo Prof. Lauro Kozovits.
Rendering em Tempo Real
Prof. Waldemar Celes (do Laboratório TeCGraf)
Este curso apresenta técnicas avançadas de rendering em tempo real e discute a implementação destas técnicas em C e C++, utilizando a biblioteca gráfica OpenGL e programação em placas gra’ficas de alto desempenho.
Ementa: Pipeline de renderizacao: estágios e análise de desempenho. Representação hierárquica de cenas 3D. Técnicas de interação. Técnicas de aceleração e técnicas de renderização em tempo real. Programação em placas gráficas. Visualização distribuída.
Links interessantes
- Digipen – Instituto americano de tecnologia de animação e jogos
- Game Institute – Treinamento em desenvolvimento de jogos online