ICAD é um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento fundado em 1989 pelo Professor Bruno Feijó, inicialmente voltado ao Intelligent Computer-Aided Design (ICAD) e à Animação por Computador. Ao longo do tempo, o laboratório consolidou-se como uma iniciativa pioneira em pesquisa e desenvolvimento em Efeitos Visuais (VFX) no Brasil. Atualmente, o ICAD dedica-se ao estudo e ao desenvolvimento de sistemas inteligentes de projeto assistido por computador aplicados ao entretenimento digital, à narrativa interativa e a sistemas sociais simulados, integrando inteligência artificial, teoria dos jogos e narratologia computacional. Sua missão é promover a inovação tecnológica e a formação acadêmica decorrentes da convergência entre computação gráfica, inteligência artificial, entretenimento digital, visualização e jogos.
IGames (Intelligent Games) – é uma divisão de pesquisa e desenvolvimento do ICAD, criada em 1997 e dedicada ao estudo e desenvolvimento de jogos digitais. Em 2002, à medida que os jogos digitais passaram a ser formalmente reconhecidos pela academia como um campo legítimo e rigoroso da Ciência da Computação, o laboratório incorporou o termo Intelligent Games à sua denominação.
Mais recentemente, os jogos e outras formas de entretenimento digital têm sido amplamente reconhecidos como domínios de serious computing e como plataformas experimentais nas quais convergem alguns dos desafios mais complexos da Ciência da Computação. Esses desafios decorrem, em grande parte, das restrições de tempo real inerentes à simulação e aos sistemas interativos. A pesquisa em jogos é intrinsecamente interdisciplinar, abrangendo computação gráfica, inteligência artificial, multimídia, animação por computador, redes e interação humano–computador. Além disso, os jogos extrapolam o mero entretenimento, apresentando elevado potencial de aplicação em áreas como indústria, educação, defesa, treinamento e visualização. Nesse contexto, os Serious Games emergiram como uma área estratégica e em rápida expansão.
Objetivos do ICAD/IGames
- Promover a integração das principais áreas tecnológicas envolvidas no desenvolvimento de jogos, incluindo Computação Gráfica, Visão Computacional, Processamento de Imagens e Sinais, Inteligência Artificial, Engenharia de Software e sistemas baseados na Internet e em redes, fomentando a pesquisa interdisciplinar e a inovação.
- Avançar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento conceitual em entretenimento digital, narrativas interativas e sistemas baseados em jogos, estimulando a criação de novas ideias, mecânicas e experiências interativas.
- Estabelecer o ICAD/IGames como um centro de referência em educação, formação e capacitação em entretenimento digital, Game AI e mídias interativas, contribuindo para a excelência acadêmica e para a formação de recursos humanos qualificados para a indústria.
- Projetar, desenvolver e validar ferramentas e frameworks que apoiem a produção de jogos e aplicações interativas em múltiplas plataformas, incluindo PCs de alto desempenho, consoles, dispositivos móveis e tecnologias interativas emergentes.

